SERVIÇOS PARA CIDADÃO

SERVIÇOS PARA CIDADÃO - EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Avaliar Serviço

 

EDUCAÇÃO ESPECIAL

A Prefeitura Municipal de Educação juntamente com a Secretaria Municipal de Educação procura propiciar condições para que os alunos com necessidades educacionais especiais tenham autonomia dentro das escolas municipais. Este é um importante passo dado pela Prefeitura para incluir todos os alunos na rede. Todas as escolas possuem condições de acessibilidade, foram adequados banheiros e construídas rampas.

      Dentre as medidas tomadas pela Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Educação estão: As viabilizações das tecnologias assistivas; professores de apoio permanente em sala de aula; a avaliação e assessoria psicopedagógico no contexto escolar; e Salas de Recurso Multifuncional, onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado.

Todos os anos aumentam os números de alunos com necessidades educacionais especiais na rede municipal. Para melhor atendê-los, os professores e equipe técnica das escolas recebem formação continuada específica.

SALAS DE AEE (ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO):  Atendimento realizado por professor especializado em Educação Especial e outros como: psicopedagógicos/neuro pedagógicos; serviço esse que se realiza em escolas, em local dotado de equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais especiais dos alunos, podendo estender-se a alunos de escolas próximas, nas quais ainda não há esse atendimento.

o Atendimento pode ser realizado individualmente ou em pequenos grupos de até 03 crianças, para alunos que apresentem necessidades educacionais especiais semelhantes, em horário diferente daquele em que frequentam a classe comum.


PROFISSIONAIS DE APOIO PERMANENTE:  São formados por estudantes do Curso Pedagogia e do Ensino Médio os quais realizam apoio permanente em sala de aula que presta atendimento educacional ao aluno no contexto do ensino regular, auxiliando o professor regente e a equipe técnico-pedagógica da escola.

Pressupõe-se um atendimento mais individualizado, subsidiado com recursos técnicos, tecnológicos e/ou materiais, além de códigos e linguagens mais adequados às diferentes situações de aprendizagem.

Os Profissionais de Apoio permanente são contratados por intermédio de empresa terceirizadas que realiza a seleção de estagiários.

 



Whatsapp